FAB vai investir R$ 1,8 milhão em duas salas VIP para receber chefes de estados na COP30
- Redação

- Jul 9, 2025
- 2 min read
Estruturas montadas pela FAB na Base Aérea de Belém devem receber 140 chefes de Estado e 80 comitivas diárias durante a COP30

A Força Aérea Brasileira (FAB) vai gastar R$ 1,8 milhão na instalação de duas salas VIP durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP30. O evento acontecerá em novembro, na cidade de Belém (PA).
As despesas contemplam “locação, transporte, montagem e desmontagem das salas VIP temporárias”, que serão instaladas em dois hangares da Base Aérea de Belém. A segurança das autoridades que participarão da COP30 foi o principal argumento utilizado pela FAB para justificar a instalação das salas VIP no local de chegada das comitivas oficiais.
“A justificativa da necessidade se dá em virtude de a Base Aérea de Belém ser o local de recepção na chegada das autoridades para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30). A Base Aérea irá receber líderes e representantes de países, com uma estimativa de 140 chefes de Estado e 80 comitivas diárias que desembarcarão em Belém”, alega o estudo técnico elaborado para a contratação.
“A COP30 reunirá autoridades de alto nível, como presidentes, ministros e representantes de diversas nações. Isso exige a criação de ambientes seguros e com alto nível de proteção para garantir a integridade física de todos os participantes. Os hangares oferecem um espaço amplo e de fácil controle de acessos, permitindo a implementação de medidas de segurança e infraestrutura necessárias, como vigilância e controle do fluxo de pessoas”, argumenta a FAB no documento.
Infraestrutura
As salas VIP deverão oferecer ambientes adequados para reuniões de alto escalão, com “infraestrutura para apoio logístico, comunicações e conforto para os participantes”. De acordo com o termo de referência da licitação, cada sala terá esteira de bagagens, estação da alfândega, um lounge de 140 m², além de áreas reservadas e de apoio.
“A localização do 1° ETA e GLOG-BE é estratégica, próxima ao aeroporto e de fácil acesso para os delegados e suas comitivas, o que facilita o transporte e a logística de deslocamento. Além disso, esses espaços oferecem a possibilidade de criar uma estrutura temporária de fácil instalação e rápida adaptação às necessidades da conferência, sem a necessidade de grandes reformas”, diz a licitação.
Na contratação, a FAB estima um total de 20 dias para o processo de montagem e testes da estrutura das salas VIP, execução das atividades durante a COP30 e desmontagem no fim do evento, com a retirada dos equipamentos.
Conteúdo publicado originalmente no site Metrópole









