Evento reúne players do mercado imobiliário de Florianópolis para discutir tendências
- Redação

- 14 hours ago
- 2 min read

Os especialistas em mercado imobiliário José Roberto Mateus (CEO do Grupo Habitasul), Carlos Leite (presidente do Sinduscon Grande Florianópolis), Júlio Kipper (diretor institucional da Vokkan), Marcus Vinícius Borges (sócio do Núcleo Imobiliário da Menezes Niebuhr Sociedade de Advogados) e Rafinha de Lima (vereador de Florianópolis e presidente da Frente Parlamentar do Desenvolvimento Urbano, Mercado Imobiliário e da Construção Civil), comandaram um bate-papo de alto nível em Florianópolis sobre as tendências do setor para 2026.
Com a proposta de analisar os rumos do setor a partir das transformações que já começam a se consolidar, o encontro contou com a participação de quase 200 pessoas na sede da Menezes Niebuhr Sociedade de Advogados. “Não lembro de ter presenciado, nos últimos anos, em plena segunda-feira, um encontro com tanta gente disposta a pensar e discutir sobre o negócio imobiliário. O dia de hoje é uma sinalização da preocupação que as pessoas têm em relação a este que é um tema de extrema importância para Florianópolis”, destaca Leite.
Entre os assuntos debatidos, destaque para análise como o alinhamento do poder público pode trazer benefícios para a cidade. “A gente vive um momento de realinhamentos e com isso o desejo é que possamos continuar nessa caminhada de construção de um futuro de uma cidade. Temos inovações em sustentabilidade e do uso de materiais que podem viabilizar uma construção com qualidade e beleza para todo mundo. Ou seja, produzir com altíssima qualidade para um perfil mais econômico”, pontua Mateus.
Percepção complementada por Kepper, que defende a importância da segurança jurídica e de um trabalho em equipe como tendências para se conseguir bons resultados. “Vejo um cenário muito positivo para 2026, mas que precisa de atenção, organização, planejamento e consolidação, pois o ano não tem margem de erro. Afinal, temos uma reforma tributária batendo na porta de todo mundo”, reforça.
Para Borges, outro vetor decisivo tem sido a mudança no perfil da demanda. “Os bairros planejados já são uma realidade em Santa Catarina e agora passamos a entender como será a dinâmica do dia a dia dentro desses espaços. O Estado é destaque em muitas áreas e, agora, também é referência nesse tipo de urbanização, que valoriza a experiência do morador”, avalia.
Na avaliação do vereador Rafinha, a palavra para o mercado neste ano, em especial para Florianópolis, é oportunidade. “Nossa capital ficou parada muito tempo, mas hoje temos um ambiente de negócios ainda mais seguro para nossos empreendedores desenvolverem os seus projetos”, afirma.
Além disso, durante o encontro, o legislador municipal também fez a entrega da medalha Professor João David Ferreira Lima, concedida pela Câmara Municipal de Florianópolis, ao professor Marcus Vinícius Borges, em reconhecimento aos seus 20 anos de relevantes serviços prestados ao magistério superior na capital catarinense.
Conteúdo publicado originalmente no site Acontecendo Aqui



