São Paulo bate recorde histórico com abertura de mais de 400 mil empresas em 2025
- Redação

- Jan 22
- 2 min read

SÃO PAULO – O estado de São Paulo consolidou sua posição como o principal motor do empreendedorismo no Brasil. Segundo dados da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), o estado encerrou o ano de 2025 com 405 mil novos negócios, um crescimento de 10% em relação ao ano anterior. O pico ocorreu em outubro, com quase 38 mil registros, o maior volume mensal desde 1998.
A Visão do Especialista
Para analistas do mercado, o fenômeno vai além da simples abertura de CNPJs. Segundo especialistas do Sebrae-SP, esse movimento reflete uma mudança estrutural na economia paulista.
"O recorde em São Paulo não é apenas um reflexo da recuperação econômica, mas sim da digitalização acelerada e da simplificação regulatória. O empreendedor paulista encontrou um ambiente com menos barreiras de entrada, onde o setor de serviços se destaca pela baixa necessidade de capital físico inicial e alta escalabilidade", aponta a análise do Observatório Sebrae.
Fatores de Crescimento
O avanço em SP é impulsionado por programas como o SP na Direção Certa, que reduziu drasticamente o tempo de abertura de CNPJs.
Saldo Líquido: O saldo (aberturas menos fechamentos) atingiu 242.364 unidades.
Confiança: De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a infraestrutura segue como o principal atrativo para novos investidores.
Expansão Estratégica: O caso Exper
O ambiente efervescente tem atraído empresas de outras regiões que buscam escala nacional. É o caso da plataforma Exper, que expandiu seu campo de atuação para a capital paulista em janeiro deste ano. A iniciativa foca em compartilhar conteúdo sobre negócios e conectar empresários a um ecossistema de negócios que faturam acima de R$ 10 milhões por ano, facilitando o networking de alto nível e o acesso a novas parcerias.
A Exper passou a compartilhar conteúdo sobre negócios da região de São Paulo pelo link www.expernews.com/sao-paulo, levando aos leitores as iniciativas empresariais mais estratégicas.
A empresa planeja também realizar eventos com o intuito de atrair leitores interessados em expandir conexões. Em novembro de 2024, a empresa, que na época se chamava Belém Negócios, realizou um encontro para 40 empresários no lounge do Club Coworking, localizado na Avenida Paulista.
"São Paulo é o grande centro ecônomico e financeiro do Brasil. Os lançamentos, os novos produtos, as startups, as tendências e novidades que nascem e sobrevivem aqui, são confrontados diariamente a uma desafiadora concorrência. É justificável que o estado apresente números contrastantes com o restante do país. Por isso, a Exper decidiu também falar sobre negócios em São Paulo. Estamos de olho nos principais projetos. Somos especialista em destacar grandes ideias e é isso que vamos publicar diariamente em nossa plataforma", comenta Rodrigo Soupe, fundador da Exper.
Além da chegada em São Paulo, a Exper expandiu seu radar para cobrir os principais polos econômicos do país. A plataforma agora monitora e conecta oportunidades em capitais estratégicas como Belém, Fortaleza, Florianópolis, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília, criando um hub de inteligência de mercado que integra as particularidades regionais ao dinamismo do centro financeiro brasileiro.



